Vinte anos das cores de Auerbach Vieira

Vinte anos das cores de Auerbach Vieira - 1

Amores, no último fim de semana fui ao lançamento da exposição da Andrea Auerbach Vieira, mais conhecida como Auerbach Vieira. Apesar do sobrenome difícil, a artista plástica é brasileira, vive há dez anos no Canadá. Apesar de tanto tempo vivendo fora, a Auerbach continua com o jeito de brasileira, bem simpática e receptiva. Foi um prazer ter ido ao lançamento porque consegui conhecer pessoalmente a artista e porque nem sempre conseguimos fazer isto. Gosto muito de arte e por isso, às vezes, escrevo sobre o assunto aqui no blog: afinal a arte e a moda andam lado a lado. Vamos à exposição, ou melhor ao post! 😉

 Vinte anos das cores de Auerbach Vieira - 5

Esta exposição na Verve Galeria faz uma retrospectiva dos 20 anos de carreira da artista, com uma ótima curadoria do Ian Duarte Lucas. Não é fácil resumir 20 anos de trabalho, e o Ian fez isto com maestria. Adoro arte abstrata justamente por deixar mais aberto para uma interpretação pessoal. A arte de Auerbach além de abstrata também é cheia de cores, algo que amo! São poucos os artistas que hoje fazem esta arte baseada no estudo cromático e foi um dos motivos para a Auerbach ter sido nomeada uma das artistas “Top 60 Masters”  contemporâneos pela Art Tour International.

Vinte anos das cores de Auerbach Vieira - 4

Esta obra é uma das mais interessantes da Auerbach, a Winter Project One, onde ela pintou uma montanha de gelo no Canadá. Achei fantástico! Conversei com a Aeurbach sobre aquele trabalho – ela me falou que estava incomodada com tanto branco por causa do gelo, por isso resolveu colorir um pouco a paisagem. O mais curioso: ela não teve autorização prévia do governo local para fazer aquela obra! Isto é ser uma artista de verdade! Ela utilizou pigmento em pó biodegradável e atóxico, não causando nenhum impacto ambiental, super importante.

Vinte anos das cores de Auerbach Vieira - 14

Vendo todas as obras da exposição pode-se perceber uma evolução na Auerbach, começando com cores mais fechadas como na série Naked (quadro acima) e avançando com o passar dos anos para uma mudança para cores mais marcantes como nas série Path. A série Naked foi inspirada no estudo cromático e suas conexões e possibilidades. Ainda nesta obra é usada uma caixa de papelão sobre a tela, representando a caixa de Pandora. Geralmente a artista começa pelo tema e depois passa para o material e suas variações até chegar ao resultado que deseja. Espetacular, não acham?

Vinte anos das cores de Auerbach Vieira - 16

Esta tela faz parte da série Path, obra mais recente, onde aborda a desconstrução da geometria, baseada nos trabalhos do grupo canadense Les Automatistes. Esta obra demonstra bem o momento da artista, que está envolvida com arte de rua no Canadá, aliás um tipo de arte que está começando a ter mais força no país em que ela mora há dez anos. Além de uma artista incrível, a Auerbach é engajada politicamente, principalmente com direitos feministas. Com certeza uma grande mulher!

Mais imagens

Verve Galeria
Auerbach Vieira 20 Years in Colors – A Retrospective
Curadoria:  Ian Duarte Lucas
Coordenação: Allann Seabra
Técnica:  pinturas e impressões
Abertura: 06 de agosto de 2016, sábado, às 16h
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249

E aí, gostaram do post? Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de pauta, deixem nos comentários ou no Instagram do Blog. Se gostaram do post deem like, compartilhem e não deixem de cadastrar os seus e-mails na newsletter do site (VEJAM o lixo eletrônico). Beijos!

Fotos dos convidados: Sonia Balady
Fotos das obras: Lelê Navarro





Você também pode gostar...

Quarto dia de SPFWN45
(26 de abril de 2018)

A Páscoa encantada de Stefan Behar
(13 de março de 2018)
fotorcreated

Coleção Amir Slama e Huncle Clothing
(23 de dezembro de 2016)