Peru – Catedral de Arequipa

Lelê viaja Peru Catedral de Arequipa - 37

Hoje continua a saga da minha viagem ao Peru! Super legal, não acham? Realmente me encantei com os lugares que conheci nessa viagem ao Peru, nesse post vou falar um pouco sobre a Catedral de Arequipa. Uma das construções mais antigas da cidade e prova da persistência do povo Ariquipenho. Aposto que vocês já estão curiosos para verem tudo, não é mesmo? Então, vamos ao passeio… Ops, ao post!

Lelê viaja Peru Catedral de Arequipa - 39

A Catedral de Arequipa fica localizada na Plaza de Armas no centro histórico da cidade, que foi nomeada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. O centro histórico tem essa importância porque foi todo construído com pedras dos vulcões que cercam a cidade (Misti, Pichu Pichu e Chachani), e também pelas construções misturarem técnicas dos colonizadores Espanhões e dos índios. Fantástico! Esse chão que aparece na foto foi feito com essas pedras vulcânicas polidas, fica na entrada da Catedral. E a grandiosidade desse monumento? Apaixonante!

Lelê viaja Peru Catedral de Arequipa - 2

A Catedral começou a ser construída na data que a cidade foi fundada pelo Garcí Manuel de Carbajal em 1540 e por incrível que pareça em 1558 já estava erguida a primeira fase chamada de Iglesia Mayor. Para ficar como vemos hoje a construção levou muuuitos anos, sendo terminada em 1784. Mas, a Catedral sempre foi passando por reconstruções devido a terremotos e até mesmo um incêndio, que destruiu parte do acervo. O último grande terremoto foi no ano de 2001 e destruiu uma das torres e parte do teto, mas já está tudo lindo novamente. Fiquei pasma com o tamanho desse orgão que é um dos maiores da América Latina e foi feito completamente na Bélgica e levado para a cidade em 1854.

Lelê viaja Peru Catedral de Arequipa - 19

Deu para perceber que aprendi um pouco da história local, né? Uma das coisas que mais gosto quando viajo é justamente aprender histórias do local, aliás desde criança sou um pouco viciada em aprender. kkk Acho que é um bom vício! Fiz uma visita a Catedral com um guia local falando em Inglês, não sei muito espanhol, andamos por toda a igreja e ele foi contando coisas sobre o local e mostrando o acervo. Essa roupa da foto foi usada pelo Papa João Paulo II quando visitou o Peru em 1985, a roupa é toda bordada com fios de ouro. Todas as obras que têm partes douradas são ouro, e o que brilha são pedras preciosas de vários lugares, inclusive do Brasil. Essa Catedral é uma das 70 igrejas do mundo que tem a permissão de hastear a bandeira do Vaticano. Incrível!

Lelê viaja Peru Catedral de Arequipa - 28

Fala a verdade gente, que paisagem fantástica! A última parte do passeio é visitar o topo da Catedral e ver essa paisagem panorâmica da cidade de Arequipa. A direita da foto está o Vulcão Misti e a esquerda o Chachani, que é mais comprido. Essa parte de cima dá para ver toda a cidade e ainda alguns detalhes das torres de sinos, inclusive dá para tocar o sino. Vale super a pena fazer a visita com o guia, porque só dessa forma tem acesso ao Museu da Catedral onde fica a roupa que o Papa usou, outra parte que têm obras incríveis e não pode fotografar e o topo com essa paisagem. O guia se bem me lembro foi 10 soles (quase 10 reais) e tem que dar uma gorjeta, que lá se chama propina.

Mais algumas imagens

E aí, gostaram do post? Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de pauta, deixem nos comentários ou no Instagram do Blog. Se gostaram do post deem like, compartilhem e não deixem de cadastrar os seus e-mails na newsletter do site (VEJAM o lixo eletrônico). Beijos!

Imagens: Lelê Navarro





Você também pode gostar...

o-mundo-da-cerveja-0

Um pouco sobre cerveja
(9 de dezembro de 2016)

Nail Art para o Ano Novo
(28 de dezembro de 2014)
Lelê-Viaja-Peru

Viagem ao Peru
(25 de julho de 2016)

Um passeio pelo centro de São Paulo
(1 de setembro de 2014)
Experimente SP - Marakuthai Kumbukha

Experimente SP: Marakuthai Kumbukha
(22 de novembro de 2017)
aqua-rio-um-passeio-encantador-1

AquaRio, um passeio encantador
(30 de novembro de 2016)