Lançamento do Livro Sapato de Mulher na Livraria Cultura

Lançamento do Livro Sapato de Mulher - BLN

Na última quinta-feira fui ao evento de lançamento do livro Sapato de Mulher na livraria Cultura, foi um evento pequeno para alguns convidados e adorei ter ido. E só para registrar, comprei o livro e recomendo, livros são sempre um bom investimento em nós mesmos.

Gosto de eventos culturais, infelizmente não tenho tido tempo para ir a exposições, mas nos próximos dias pretendo ir à algumas para registrar e colocar no site, já que nem todos conseguem ir a tantas exposições. Da esquerda para a direita, na foto superior: João Braga, Eliana Castro e Ricardo Feldman. O livro foi criado pela Editora Livre e realizado com apoio do Ministério da Cultura através do incentivo da Lei Rouanet. Foi patrocinado pela C&A, que tem aumentado o incentivo a projetos que envolve cultura e expansão de conhecimento.

.     Lançamento do Livro Sapato de Mulher - BLN  Lançamento do Livro Sapato de Mulher7

Sei que muitas pessoas acham que a moda se resume apenas a tendências e modismos passageiros, mas é muito mais do que isto. Quem começa a se aprofundar no assunto percebe a quantidade de assuntos para estudar, para “viajar” pela história, também passa por assuntos técnicos sobre corte e tecidos, visagismo e muito mais assuntos. Sem falar na parte psicológica que é representada pela maneira que nos vestimos, passando desta maneira para as pessoas o nosso perfil, “apenas” pelas nossas roupas.

.     Lançamento do Livro Sapato de Mulher - BLN  Lançamento do Livro Sapato de Mulher - BLN

O livro Sapato de Mulher aborda o fascínio que o sapato exerce nas mulheres desde pequenas e que se estende por todo a vida. Os autores pesquisaram vários aspectos ligados aos sapatos, a história deste item importante do vestuário e como começou a paixão das mulheres pelos sapatos. Também o aspecto psicológico dessa relação de paixão pelos sapatos, mesmo causando tanta dor por causa dos saltos altos. Aliás, não consigo viver sem um bom salto alto, me sinto poderosa!

.    Lançamento do Livro Sapato de Mulher - BLN  Lançamento do Livro Spato de Mulher - BLN

Parte da pesquisa para ser escrito o livro foi baseado em um grande número de entrevistas com mulheres, para os autores poderem entender melhor essa relação das mulheres com os sapatos, principalmente os com salto alto. Também foram entrevistados profissionais do setor da moda, como os designers de moda, personal stylist, modelos, fotógrafos de moda, pessoas que trabalham em revistas do setor. Ou seja os autores trabalharam de maneira árdua para conseguirem chegar perto de desvendar o mistério da relação das mulheres com os sapatos na contemporaneidade e através dos tempos. Fiquei apaixonada pelo conteúdo do livro, isso que nem cheguei até a metade, sem falar na coletânea de fotos perfeitas dos melhores fotógrafos de moda do país.

Sobre os autores 

Eliana Castro é jornalista e consultora de imagem. Foi editora de moda do jornal O Estado de S. Paulo e fez reportagens em diversas revistas. Entre elas: IstoÉ, Marie Claire, Veja, Claudia e Capricho. Ganhou o Prêmio Abril por seus projetos ligados à moda. Como escritora, tem contos publicados em livros, fanzines e revistas literárias.

João Braga é professor de história da moda na Santa Marcelina e na FAAP, e é coordenador de pós-graduação de História da Moda no Senac. É graduado em Artes Plásticas e Educação Artística, pós-graduado em História de Indumentária pelo Instituto Paulista de Museologia, mestre em História da Ciência pela PUC-SP além de especialista em História da Moda pela ESMOD de Paris. É autor de vários livros sobre moda, história da moda e cultura.

Ricardo Feldman é sócio fundador da Livre, editora e produtora de conteúdo e cultura. É publisher da Revista s/n e conselheiro do Theatro São Pedro, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo. Dirigiu diversos projetos culturais, entre eles a exposição “Flávio de Carvalho desveste a moda da Cabeça aos Pés“ que ocorreu no MUBE – SP e MAM- RJ, o livro “30 anos de Moda no Brasil“, e o livro “Auditório Ibirapuera, o projeto esquecido de Oscar Niemeyer“, entre outros.

Estou adorando o livro, mais ainda por ter a dedicatória dos autores. Fiquei surpresa quando li a dedicatória feita para mim pelo João Braga, ele escreveu o significado do meu nome, que é alegria, poucas pessoas sabem o significado. Espero que tenham gostado do post que fiz sobre o lançamento do livro Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras. Se gostaram do post deem um like, compartilhem e não esqueçam de cadastrar os seus e-mails no newsletter do site. Beijos!!!

Imagens, tiradas por mim no evento.





Você também pode gostar...

Golden Globe 2016 – Certo e Errado
(11 de janeiro de 2016)

Nail Art para o Ano Novo
(28 de dezembro de 2014)